A Serra Catarinense é definitivamente um passeio imperdível. E uma das cidades precisa estar incluída em seu roteiro de viagem: Lages.
Por isso, vem viajar conosco no artigo de hoje!
Serra Catarinense: localização e geografia
Primeiramente, antes de falarmos especificamente sobre Lages (SC), vamos dar um passeio pela Serra Catarinense de maneira geral?
Esse pedacinho especial do país está localizado na região sudeste de Santa Catarina, mais precisamente a 100 km do litoral.
Eis o mapa da Serra Catarinense:
(Imagem: Reprodução / UTIAMA)
A Serra de Santa Catarina é conhecida como uma das regiões mais frias do Brasil – e não é para menos: as altitudes ficam entre 800 e 1828 metros acima do nível do mar! A menor temperatura registrada na região foi de – 14ºC, no inverno de 1952.
E por falar nisso, a resposta da pergunta “Onde cai neve em Santa Catarina?” está justamente na Serra Catarinense.
Cidades como Urupema, São Joaquim, Lages e Bom Jardim da Serra, por exemplo, frequentemente estão nos telejornais por receberem os turistas felizes da vida ao terem contato com a neve.
Vamos seguir viagem?
O que visitar na Serra Catarinense?
Não é difícil montar um roteiro para a Serra Catarinense. De todos os municípios, vamos citar alguns atrativos turísticos da região:
Neve e vinho na Serra Catarinense
(Reprodução / Viagem e Turismo)
Se o seu objetivo for presenciar a neve, de todos os municípios que citamos, São Joaquim é uma ótima opção. Afinal, é conhecida como “a cidade mais fria do Brasil”, com temperaturas negativas.
De junho a setembro, a cidade enche de turistas para verem a neve de perto, mesmo que em quantidades menores que o esperado. Dá para se divertir e tirar belas fotos.
Aliás, São Joaquim também tem outros atributos. O município também é conhecido como a Terra da Maçã por produzir as melhores frutas do país. Entre os meses de março e maio ocorre a Festa Nacional da Maçã com muitas atrações e rica gastronomia.
Além disso, também é imperdível o passeio pela Vinícola Villa Francioni, que é uma das mais tradicionais da serra catarinense e de toda a região. Basta contratar o tour guiado para conhecer toda a história e, claro, degustar os vinhos.
Serra do Rio do Rastro
(Reprodução / Mapa na Mão)
A Serra do Rio do Rastro é, definitivamente, um dos cartões-postais mais lindos da Serra Catarinense. Ela fica entre os municípios de Lauro Muller e Bom Jesus da Serra.
Estamos falando de uma estrada de 12 km repleta de curvas sinuosas no meio da Mata Atlântica. É um verdadeiro espetáculo e não é à toa que o local é conhecido como uma das estradas mais lindas do mundo.
Além disso, você tem acesso a vários mirantes de 1.450 metros de altitude, o que te proporcionará uma visão única de toda a região.
No caminho dos mirantes, você também tem acesso a várias cachoeiras e cânions – tudo com infraestrutura turística, com banheiros, lojas e gastronomia.
Cânions
(Cânion do Portal, em Bom Jesus da Serra. Foto: Eco Trilhas Serra Catarinense)
Se você quer apreciar os cânions da Serra Catarinense, então o entorno do município de Bom Jesus da Serra é o local ideal, principalmente se você for visitar a Serra do Rio do Rastro.
Existem quatro cânions principais:
- Primeiro: Cânion do Funil;
- Cânion do Portal;
- Cânion das Laranjeiras;
- Quarto e não menos importante: Cânion da Ronda.
Esse é um tipo de passeio para quem gosta de fazer trilhas, pois o acesso a alguns desses cânions é feito somente a pé ou a cavalo. O Cânion do Funil, por exemplo, tem uma altitude de 1.590 metros.
E para visitar o Cânion das Laranjeiras, que se localiza a 12 km do centro do município, a indicação é contratar um guia de turismo local e pagar as taxas de acesso. Mas vale a pena, pois a vista é deslumbrante!
Bom, existem outras atrações turísticas na Serra Catarinense. Mas se você também quer conhecer uma cidade um pouco maior e que tem outros atrativos além das belezas naturais, vamos seguir viagem para Lages (SC).
Leia também: Uma cidade, muitas atrações – conheça Porto Alegre.
Lages (SC): um pedaço encantador e mais urbano da Serra Catarinense
Lages, em Santa Catarina, é a maior cidade da Serra Catarinense, com mais de 150 mil habitantes. Por isso, é conhecida como a Capital do Turismo Rural e que abriga a tradicional Festa do Pinhão no mês de junho.
(Reprodução / Prefeitura Municipal de Lages)
A cultura local é marcada pela forte influência dos tropeiros e bandeirantes e até hoje os turistas podem ter acesso aos costumes típicos, incluindo a gastronomia, as cavalgadas e o fogo de chão nas fazendas do interior.
Aliás, Lages (SC) é bem servida de hotéis para todos os estilos, tanto na zona urbana quanto nos hotéis fazenda e pousadas do interior.
A seguir, vamos mostrar alguns dos principais pontos turísticos da cidade:
Templos religiosos
A Catedral de Lages é um dos cartões-postais da cidade e foi inaugurada em 1922. De estilo neo-gótico, ela é toda de pedra e foi construída por padres franciscanos.
Em seu interior, existem lindos vitrais que vieram da Alemanha e também esculturas de Nossa Senhora das Dores e de Nosso Senhor dos Passos.
(Reprodução / Eu Amo Lages)
Ao longo de toda a cidade, outras igrejas ganham destaque pela sua história e arquitetura – como por exemplo, a Igreja de Santa Cruz, construída na região onde tropeiros e bandeirantes se encontravam.
A Igreja do Navio, inaugurada em 1957, foi construída no formato de um navio em homenagem a Nossa Senhora Aparecida. Outro destaque fica por conta do prédio da Igreja Presbiteriana, construída na mesma época depois da chegada de missionários americanos.
E, por fim, vale a pena visitar a Mesquita Islâmica, fundada em 1977, com uma arquitetura em estilo oriental.
Praças e Parques
Lages (SC) é um pedacinho da Serra Catarinense que é repleto de praças e parques.
A Praça João Ribeiro, por exemplo, fica bem em frente à Catedral, formando um cenário lindo para se tirar belas fotos. O entorno também conta com outros prédios históricos, como o da prefeitura municipal.
Já o Parque Jonas Ramos, que também fica no centro de Lages, é uma área verde perfeita para caminhadas, pedalinhos aos finais de semana e idas à Biblioteca Municipal e ao Centro Ambiental que funcionam por lá, então se torna um ótimo lugar para um passeio em familia.
(Parque Jonas Ramos. Foto: Reprodução / Mapio Net)
Lages (SC) também é muito conhecida pelos monumentos espalhados pela cidade. Na Praça Vidal Ramos Sênior Filho existe o monumento Carro de Molas, que retrata o veículo passando sobre a água.
Já em frente ao parque de exposições, os turistas podem conferir o Monumento ao Tropeiro – homenageando os tropeiros paulistas – o Monumento aos Imigrantes, que fica na Avenida 1º de maio, além do Monumento Boi de Botas, em homenagem à Revolução Farroupilha. Ele fica na Av. Caldas Júnior.
Centro Cultural e Museus
A forte cultura local torna Lages (SC) o cenário perfeito para abrigar diversos museus.
Por isso, o destaque fica por conta do Centro Cultural e Memorial Nereu Ramos, cujo prédio foi construído em 1912. Ali é palco de diversas apresentações culturais e aulas de dança, música, pintura e outras artes.
Já o Museu Batalhão Ferroviário conta com um acervo repleto de documentos e objetos que contam a história de 150 anos do Batalhão de Engenharia do Exército Brasileiro, o mais antigo do país.
Ainda nessa temática, passe pelo Museu Histórico Thiago de Castro para conferir um grande acervo de armas de guerra, peças e utensílios de várias gerações.
(Convento Franciscano. Foto: Reprodução / Prefeitura Municipal de Lages)
Por fim, a visita ao Convento Franciscano é imperdível. Ele foi fundado em 1915 e até hoje abriga religiosos. Logo ao lado do prédio histórico, vale a pena conhecer a Capela São José, onde também está um mausoléu com acervo de Frei Rogério, o fundador do convento.
Atrações junto à natureza
Para começar, vale a pena visitar o Morro da Cruz, que é um dos pontos mais altos da cidade. A vista panorâmica de Lages é linda! Você pode subir de carro ou a pé por uma escadaria de 500 degraus.
Ah, e uma curiosidade: o Morro da Cruz é o local de encenação da Paixão de Cristo durante a Semana Santa. Então dá para imaginar o quão emocionante é, não é mesmo?
(Morro da Cruz. Foto: Reprodução / Visite Lages)
No entorno da cidade, existem outras atrações turísticas para quem ama curtir a natureza na Serra Catarinense.
Um belo exemplo é o Parque de Aventuras Pedras Brancas, que fica na parte de trás do hotel fazenda de mesmo nome. Lá você pode fazer rapel, escalada, salto, tirolesa de 1.200 metros, além da Via Ferrata, que é uma caminhada em cabos de aço por entre as rochas.
Mais afastado da cidade temos o distrito de Coxilha Rica, que é uma região lindíssima e repleta de campos verdes e ondulados, cercados por fazendas bem antigas. E por lá também existem atrações, como a ida ao balneário Rio Pelotinhas, às cachoeiras da região e conhecer o caminho percorrido pelos tropeiros.
Como ir para a Serra Catarinense? Dica de ouro: vá de ônibus
Quer viajar pela Serra Catarinense com conforto, praticidade e economia? Então a dica de ouro é contar com a 4bus. Somos um app que conecta você ao seu destino por meio de ônibus seguros e confortáveis.
Todos os veículos são regularizados, seguros, com acessibilidade e opções de entretenimento. Além disso, você não precisa sair do lugar para fazer a reserva da sua passagem. O app é simples, intuitivo e fornece todas as notificações e alertas que você precisa.
Gostou? Então baixe gratuitamente o app 4bus em seu dispositivo Android ou iOS e aproveite o melhor da Serra Catarinense.
Lembrando que a 4bus está tomando todos os cuidados recomendados com relação ao COVID-19.
Boa viagem!