Uma viagem para o Tocantins é uma verdadeira aventura em meio à natureza, um estado riquíssimo em belezas naturais e muita cultura.
Por ser uma região pouco explorada, resolvemos criar esse conteúdo sobre o que fazer em Tocantins, vamos lá? Boa leitura!
Conheça Tocantins
Vamos começar falando sobre uma curiosidade?
Para quem não sabe, o Tocantins é o estado mais jovem do Brasil, foi criado em 1988 e tem Palmas como a sua capital. Atualmente possui uma população de aproximadamente 1.497 milhão de habitantes (última atualização feita em 1 de julho de 2014) e uma economia em ascensão.
Ainda, segundo o próprio site do estado, a partir do artigo 13 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição, foi criado o Estado do Tocantins em 1988, o que representava o fim de uma luta histórica e o começo da realização de sonhos coletivos e individuais.
Além da emancipação política e econômica, infraestrutura, saúde, educação, emprego, renda, desenvolvimento de áreas como a agricultura, pecuária e o turismo, tudo era objeto de desejo dessa gente que, ao longo desses anos, recebeu, de braços abertos, brasileiros e estrangeiros vindos de toda a parte, dispostos a contribuir para essas conquistas.
Mas afinal, o que fazer no Tocantins? Bom, existem diversas opções de lazer e visitação, como por exemplo, conhecer a cultura e artesanato que eles fazem, que é algo único, muito ecoturismo e aventuras, esportes náuticos, muita praia, pesca esportiva, negócios, eventos e claro, gastronomia regional.
Mas vamos falar um pouco de cada um logo nos tópicos abaixo, vamos lá?
Quais são as cidades mais bonitas em Tocantins?
O Tocantins possui belezas únicas que surpreende qualquer turista, existem diversas cidades pelo estado que você irá encontrar cachoeiras, lagos e rios de águas azuis, cavernas, cânions, dunas e muito mais.
Pensando em te ajudar a escolher o melhor destino, separamos aqui algumas cidades para você saber o que fazer em Tocantins sem erros. Acompanhe!
Cidades mais visitadas
- Jalapão
Você provavelmente já deve ter ouvido falar no Jalapão, não é mesmo? Essa é uma região com inúmeras atrações, incluindo alguns dos principais pontos turísticos do Tocantins.
Existem alguns passeios imperdíveis para se fazer durante a sua estadia por lá, que vão desde cachoeiras, fervedouros, mirantes e morros, rios e cânions.
Vale ressaltar também que não existem hospedagens luxuosas por lá, viu? Existem pousadas simples e campings, portanto, se você gosta de simplicidade, sossego e natureza, é o lugar ideal.
- Palmas
A cidade de Palmas é a capital do Tocantins e a mais nova do Brasil, fundada em 1989, e possui diversas atrações que irão encantar você.
Ela foi projetada para suportar um milhão de habitantes, incrível, né? Não dá nem para imaginar, porém, Palmas atingiu somente a marca de 280 mil pessoas e, por isso, a cidade possui grandes avenidas e lugares vazios, diante disso, tudo parece ser muito distante.
Portanto, se você está pensando o que fazer em Tocantins, certamente deverá incluir essa cidade no seu roteiro, tendo em vista que é a porta de entrada para o Jalapão (do qual comentamos logo acima).
Aqui, é possível visitar diversos monumentos históricos, rios para se refrescar, trilhas, voos livres, tirolesas e praças com muita natureza — como a Praça dos Girassóis, que é a maior praça da América Latina e a segunda maior do mundo.
- Serras Gerais
As Serras Gerais também é uma cidade linda, se você ainda não sabe o que fazer no Tocantins, vale a pena visitar. Elas fazem parte da maior cadeia de serras no Brasil, localizadas no sudeste de Tocantins e formadas por oito municípios.
É uma região com muita cultura, tradições e ainda, com um berço histórico riquíssimo. Além disso, você encontrará muitas opções de lazer, como atividades relacionadas à natureza — tendo em vista que o ecoturismo prevalece na região —, cachoeiras, canyons, cavernas, praias de água doce e muito mais.
- Aurora
A cidade de Aurora fica a 535 km de Palmas e tem uma justificativa bem interessante pelo seu nome: é a única cidade do Tocantins onde o sol chega por último, nascendo mais tarde devido às elevações rochosas das Serras Gerais.
Apesar de ser uma região pequena, tem cerca de 280 cavernas e grutas catalogadas, dunas, cachoeiras e montanhas, além do menor rio do mundo, chamado de Rio Azuis. Suas aguas são extremamente azuis, no tom turquesa e totalmente cristalinas, irresistíveis.
- Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão
Novamente comentamos aqui que, Tocantins, por ser bem conhecido, é ainda pouco explorado, e isso também se refere a cidade da Ilha do Bananal e Lagoa da Confusão, também são regiões pouquíssimo exploradas, mas que merecem toda atenção — ideal para quem curte um verdadeiro sossego.
Ilha do Bananal é a maior ilha fluvial do mundo, localizada entre os rios Javaés e Araguaia, fazendo parte também da reserva ambiental do Parque Indígena e do Parque Nacional do Araguaia.
Esse lugar é muito rico em cultura, por viverem povos indígenas — como as aldeias Boto Velho, Wai Wai, Fontoura, Santa Izabel do Morro e Macaúba.
Agora, falando da Lagoa da Confusão, é um município próximo à Ilha do Bananal e a principal porta de entrada para a região e também para o Parque Nacional do Araguaia.
O município é conhecido por conta de sua lagoa de cor azul cristalina que leva o mesmo nome, acompanhada por uma maravilhosa e vasta vegetação e pelos rios Urubu, Formoso, Javaés e Araguaia.
Ainda em Lagoa da Confusão é possível conhecer os projetos ligados à preservação ambiental, visto que existem diversos animais silvestres por lá.
- Arquipélago do Tropeço
Por último, mas não mesmo importante, o Arquipélago do Tropeço, que é o terceiro maior do mundo, formado por 366 ilhas e um verdadeiro paraíso. Uma atração a mais para quem não sabe o que fazer em Tocantins.
O Arquipélago é o lugar ideal para todos os estilos e gostos, desde os que curtem praia, passando pelos pescadores, aventureiros e amantes da natureza. São lagoas, canais e rios disponíveis para o agrado do turista.
Agora que você já sabe o que fazer em Tocantins, é importante saber quando visitá-lo. Confira o próximo tópico abaixo.
Quando visitar Tocantins?
Essa é uma dúvida bem pertinente, contudo, está totalmente relacionada com a expectativa de cada um. Para ir em dias mais frescos e não pegar aquele calor infernal, como as pessoas costumam chamar, uma boa pedida é programar sua viagem entre o final de maio e o final de julho, quando as temperaturas à noite são bem fresquinhas e o calor durante o dia não é tão intenso.
Os meses mais chuvosos são os meses do verão, que vai de janeiro a março e, se você prefere viajar sem chuva, os meses menos chuvosos vão de junho até setembro.
Porém, durante todo o ano é uma boa pedida para visitar o estado e suas cidades maravilhosas.
Dicas extras!
Para visitar o Tocantins, nós recomendamos olhar os sites oficiais do estado e ficar por dentro de como funciona a saúde, pontos turísticos de cada região, pousada e entre outras informações relevantes — você pode acessar aqui.
Além disso, por se tratar de lugares com difícil acesso, é interessante pensar em alugar um carro 4×4 ou um veículo que seja adequado para passear por aquelas regiões.
Por fim, para escolher o destino com segurança, tranquilidade e confiança, acesse o site ou aplicativo da 4Bus e reserve suas passagens!
E aí, ficou com vontade de conhecer o Tocantins? Não esqueça de garantir suas passagens no nosso site e ficar por dentro do nosso conteúdo sobre 6 dicas para planejar a sua viagem.