Se você procura um destino de viagem nada óbvio e quer conhecer as belezas do interior de Santa Catarina, nossa dica é visitar a “capital do oeste catarinense”: Chapecó. Para quem gosta de natureza, ambientes culturais ou futebol, a cidade pode ser o destino perfeito para aproveitar dias agradáveis com os seus amigos ou com a sua família.
Confira nossas dicas e comece a planejar a sua viagem para Chapecó.
Para os visitantes curiosos
Se você é daqueles que gosta de aprender sobre a história da cidade que está conhecendo, alguns lugares de Chapecó são paradas obrigatórias para você. O primeiro é o monumento “O Desbravador”, um dos símbolos mais icônicos da cidade. Ele tem 14 metros de altura e foi criado para homenagear os colonizadores que construíram e desbravaram o local.
Em seguida, você pode visitar o Museu de Arte e História, patrimônio tombado que guarda acervos de objetos e documentos do início do século XX até os dias atuais, preservando a memória da história e da arte de Chapecó.
Após o passeio histórico, que tal aproveitar o dia como um cidadão local? Chapecó conta com cerca de 10 Feiras Livres, além do Mercado Público, que oferecem aos visitantes opções de produtos coloniais, hortifrutigranjeiros, vinhos e restaurantes com pratos típicos da região. Nesses locais, você vai sentir o clima, o cheiro, as cores e os sabores de Chapecó.
Para os apaixonados por futebol
Chapecó tornou-se mais conhecida pelo público geral após a tragédia com o avião do time da Associação Chapecoense de Futebol. Se você é apaixonado por esse esporte, não pode deixar de conhecer a Arena Condá. O estádio, que é a casa do time e tem capacidade para 25 mil visitantes, também possui um espaço na entrada que homenageia os atletas da tragédia: o Átrio Daví Barella Dávi. A obra conta com uma fonte que tem o mapa da América do Sul em relevo no seu interior, com destaque para dois pontos de luz, um em Chapecó e outro no local do acidente, Medellín, representando os laços eternos de união e solidariedade entre as duas cidades. Além de ser uma homenagem incrível, o Átrio tornou-se um espaço de paz e reflexão no centro da cidade.
Para os amantes da natureza
Por último, se o que você busca mesmo são locais para curtir a natureza e as paisagens, Chapecó é um prato cheio. Você pode começar visitando o Ecoparque, localizado na principal avenida da cidade, que é ideal para praticar atividades físicas e curtir dias de sol.
Se você gosta de se aventurar, nossa dica é percorrer a Trilha do Pitoco, que tem aproximadamente 3 km e é cercada por muito verde. O trajeto é lindo e passa pelo Mirante da Ferradura, local onde é possível visualizar a grandeza da paisagem e do Rio Uruguai. Se passar por ali bem cedinho, verá um nascer do sol espetacular. Seis cachoeiras também fazem parte do percurso, além de uma área para camping e um espaço propício para a prática do rapel.
Agora, se você quer mais aventura ainda e uma experiência para lembrar para sempre, pode experimentar a adrenalina da Tirolesa Interestadual. Com 1300 metros de comprimento e um visual deslumbrante, ela é a maior tirolesa de Santa Catarina e uma das maiores do Brasil. O lançamento tem início na cidade gaúcha de Erval Grande, atravessa a foz do Rio Uruguai e termina no distrito catarinense de Goio Ên, a 25 km do centro de Chapecó.
Surpreso com as opções de passeios e aventuras na capital do oeste catarinense? Fuja do óbvio, reserve o seu assento pelo App da 4Bus ou pelo site e arrume as suas malas para Chapecó! Boa viagem!