10 cidades para visitar no Rio Grande do Sul

Destinos

10 cidades para visitar no Rio Grande do Sul

10 cidades para visitar no Rio Grande do Sul

Que o Rio Grande do Sul é um estado lindo, nem é preciso dizer – melhor do que isso: é preciso ver de perto. 

Por isso, preparamos este artigo com as principais curiosidades e um roteiro de cidades incríveis para você visitar. 

Vamos lá?

 

Um pouco da história do Rio Grande do Sul

Bom, antes de citarmos as principais cidades para você visitar, que tal mergulharmos um pouco na história do Rio Grande do Sul?

Em primeiro lugar, vamos nos situar na região: localizado no extremo sul do território brasileiro, o estado do Rio Grande do Sul faz divisa com o estado de Santa Catarina, com a Argentina, o Uruguai e o Oceano Atlântico.

Com uma população atual de 11 milhões de habitantes, a região do Rio Grande do Sul foi uma das que mais demoraram a ser colonizada pelos portugueses. 

Um século depois do descobrimento de 1500, os indígenas habitavam a região e somente após uma intensa disputa pelo território entre os espanhóis e os portugueses é que as fronteiras do estado foram finalmente definidas, já no ano de 1777.

No entanto, muitas disputas continuaram ocorrendo na região – com destaque para a conhecida Guerra dos Farrapos de 1835. O Rio Grande do Sul foi pacificado somente em 1928. 

Eis o mapa atual do Rio Grande do Sul:

cidades-rio-grande-do-sul-mapa-4bus

(Imagem: Reprodução / Google Maps)

 

Algumas curiosidades sobre o Rio Grande do Sul

  • Você sabe quantas cidades têm no Rio Grande do Sul? São exatamente 497 municípios.
  • O estado é considerado o mais frio do país, de clima temperado do tipo Subtropical.
  • O Rio Grande do Sul também costuma receber neve no inverno em algumas cidades da serra gaúcha, como Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Bom Jesus, atraindo turistas de todo o Brasil.
  • O chimarrão costuma ser muito consumido antes do churrasco como uma forma de abrir o apetite dos gaúchos.
  • A Praia do Cassino, no município de Rio Grande, é considerada a maior faixa de areia contínua do planeta com 224 km. 
  • A maior vinícola do Brasil é a Vinícola Aurora, criada em 1931 em Bento Gonçalves, e que possui mais de mil famílias de produtores associados. 
  • O Theatro São Pedro, localizado na capital Porto Alegre, é considerado o teatro que tem a melhor acústica de toda a América do Sul. 

Bom, são muitas curiosidades; mas só com essas que citamos, já deu vontade de conhecer mais o Rio Grande do Sul, não é mesmo? 

 

10 cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é composto por mais de 20 regiões turísticas com diversos municípios, que se diferenciam em termos de paisagens, culturas e atrações.

Separamos a seguir uma lista com 10 cidades que você pode incluir em seu roteiro de viagens:

1. Porto Alegre

cidades-rio-grande-do-sul-porto-alegre-4bus

Parque da Redenção, em Porto Alegre. Foto: Wickboldt / Creative Commons.

 

Não podemos deixar de citar a capital gaúcha. Porto Alegre tem muitas atrações turísticas entre parques, ruas arborizadas, museus e o pôr-do-sol no Rio Guaíba.

Além disso, a culinária local oferece um pouquinho de cada região do estado e você também pode conferir o centro histórico, o mercado municipal e outros passeios imperdíveis. 

Confira neste post aqui as principais atrações de Porto Alegre

 

2. Gramado e Canela

cidades-rio-grande-do-sul-gramado-4bus

Centro de Gramado. Foto: Reprodução / Malas Prontas Gramado)

 

Não tem como não citar os dois municípios mais românticos do Rio Grande do Sul. Aliás, Gramado e Canela não são apenas para casais apaixonados; vale a pena visitar essas regiões em qualquer circunstância.

Além das paisagens inesquecíveis, Gramado e Canela, que são separados por apenas 9 km, reúnem aquele turismo bem tranquilo e despretensioso – lojinhas, cafés, vinícolas, trilhas, passeios a pé. É um clima bem europeu dentro do nosso Brasil.

No final do ano, o destaque fica por conta do Natal Luz em Gramado, que, aliás, dura até janeiro. As ruas enfeitadas ficam ainda mais lindas, sem contar com a extensa programação de Natal durante todo o tempo. 

3. Caxias do Sul

 

cidades-rio-grande-do-sul-caxias-do-sul-4bus

Monumento Jesus Terceiro Milênio, em Caxias do Sul. Foto: Reprodução / Prefeitura de Caxias do Sul. 

Das 17 cidades que compõem a Serra Gaúcha, Caxias do Sul é a maior delas, com mais de 500 mil habitantes.

Ali, existem indústrias e uma vida urbana em ritmo agitado – mas nem por isso é ruim para o turismo. Aliás, muito pelo contrário.

Com uma forte presença da cultura italiana, respira-se cultura e a leveza dos italianos. E isso se reflete na culinária, nas diversas galeterias e também no estilo arquitetônico de alguns bairros.

Caxias do Sul também apresenta pontos turísticos interessantes, como o Monumento Jesus Terceiro Milênio, além de ser palco da tradicional Festa Nacional da Uva que ocorre sempre no mês de fevereiro. 

 

4. Torres

 

cidades-rio-grande-do-sul-torres-4bus

(Foto: Reprodução / Convite ao Turismo)

 

Se você quer conhecer o litoral do Rio Grande do Sul, então a melhor cidade é Torres, que fica a quase 200 km da capital, já pertinho da divisa com o estado de Santa Catarina.

A cidade é um destino de verão dos gaúchos, pois as praias são realmente belas. O destaque fica por conta da Prainha e das praias da região da Guarita. 

Além disso, é possível fazer um passeio na Ilha do Lobos, que abriga lobos e leões-marinhos que vão para a região descansar. Torres também é palco do maior festival de balonismo da América do Sul.  

 

5. Cambará do Sul

 

cidades-rio-grande-do-sul-cambara-do-sul-4bus

Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul. Foto: Shuttesrtock

 

Se você curte um passeio no Rio Grande do Sul em meio à natureza, então precisa conhecer Cambará do Sul, também na divisa com Santa Catarina.

O município é bem pequeno (tem menos de 7 mil moradores), mas é um verdadeiro turismo de experiência.

Ali é possível conhecer dois parques nacionais: o Parque Nacional da Serra Geral e o Parque Nacional Aparados da Serra. Imagine ver de perto os cânions de Itaimbezinho e de Fortaleza? São deslumbrantes!

 

6. Santa Cruz do Sul

 

Catedral São João Batista, Santa Cruz do Sul-RS
Catedral São João Batista, Santa Cruz do Sul-RS (Foto: Reprodução / Rádio Santa Cruz)

 

Você sabia que a cidade de Santa Cruz do Sul abriga a terceira maior Oktoberfest do mundo? Pois aí está um ótimo motivo para incluí-la em seu passeio pelo Rio Grande do Sul!

Mas não é só isso. Santa Cruz do Sul é uma cidade linda, arborizada, repleta de casarões antigos e várias atrações para conhecer. 

Aliás, se você percorrer os municípios menores do entorno, também pode ter acesso ao museu de fósseis de dinossauros do município de Candelária (que fica a 36 km) e experimentar a diversidade da culinária alemã e italiana. Imperdível!

 

7. Bento Gonçalves

 

cidades-rio-grande-do-sul-trem-bento-goncalve-4bus

(Foto: Reprodução / Guia do Turismo Brasil) 

 

Bento Gonçalves nos lembra do vinho, certo? Pois é isso mesmo. 

Como dissemos nas curiosidades, o município abriga a maior vinícola do país e apresenta roteiros exclusivos para moradores e turistas. São mais de 30 vinícolas maravilhosas que você tem acesso na região chamada de Vale do Vinhedo. 

Mas também existem outras atrações na região, que tem forte influência italiana. Destaque para os passeios do Caminho das Pedras, a Rota das Cantinas Históricas, museus, igrejas históricas e o passeio de Maria Fumaça. 

 

8. Antônio Prado

 

cidades-rio-grande-do-sul-antonio-prado-4bus

(Foto: Reprodução / Tudo Lista)

 

Antônio Prado fica na Serra Gaúcha e é considerada a cidade mais italiana do Brasil. Definitivamente você precisa incluir essa preciosidade na lista de passeios pelo Rio Grande do Sul.

Ao caminhar pelas ruas do município, você percebe a cultura italiana inserida em cada canto – aliás, não se surpreenda se ouvir parte dos moradores conversando em italiano! 

Os destaques de atrações ficam por conta do centro histórico, o Museu Municipal, a Gruta Natural que acolhe a imagem de Nossa Senhora de Lourdes desde a década de 30, além de paisagens naturais, belas cascatas e a forte culinária italiana.

 

9. São Miguel das Missões

 

cidades-rio-grande-do-sul-sitio-de-arqueologia-de-sao-miguel-arcanjo-4bus

(Foto: Reprodução / Wikipedia)

 

Em seu passeio pelo Rio Grande do Sul, inclua o povoado de São Miguel das Missões por um motivo: visitar as ruínas da maior e mais importante missão jesuítica: as ruínas da Redução de São Miguel Arcanjo.

O município fica quase na fronteira com a Argentina, a 427 km de Porto Alegre e caracteriza-se por ser bem pacato e com suas ruas de calçamento de pedra – porém, a região se tornou Patrimônio Histórico da Unesco.

Nas Ruínas de São Miguel, você tem acesso às esculturas de São Miguel Arcanjo, dos padres jesuítas e também do Cacique Sepé Tiarajú. 

Na região também se encontra o sítio arqueológico com um espetáculo de luzes, cores e teatro para mostrar a saga dos padres jesuítas e dos índios guaranis na região, que foi fortemente marcada pela disputa entre portugueses e espanhóis. 

 

10. Nova Prata

 

cidades-rio-grande-do-sul-nova-prata-4bus

(Foto: Reprodução / Roteiro Turístico Termas e Longevidade)

 

Nova Prata, localizada a 180 km de Porto Alegre, é outra cidade da Serra Gaúcha que você precisa visitar. 

O principal ponto turístico do município é o Complexo Hidrotermal Caldas de Prata, que recebe águas vindas do maior reservatório de água doce do mundo, o Aquífero Guarany. As piscinas abertas são cobertas com água jorrando a 41ºC – tudo no meio de uma floresta. 

Perfeito, não é mesmo? Pois Nova Prata também tem trilhas, cascatas, restaurantes, museus e outras atrações turísticas. Imperdível!

 

Passagem para Rio Grande do Sul: conte com a 4bus

Para conhecer a fundo o Rio Grande do Sul, com suas paisagens belíssimas, é preciso colocar o pé na estrada. 

Nesse caso, a 4bus é a melhor maneira de fazer isso, pois os valores são acessíveis e os ônibus extremamente confortáveis. 

Além das cidades que já atendemos, agora estamos atuando em mais cidades no estado. São elas:

  • Santa Rosa;
  • Santo Ângelo;
  • Ijuí;
  • Passo Fundo;
  • Erechim;
  • Palmeira das Missões;
  • Sarandi;
  • Carazinho;
  • Lagoa Vermelha;
  • Vacaria;
  • Porto Alegre.

 

Lembrando que a 4bus se preocupa com a sua saúde e segurança e, por isso, adotamos novos protocolos para garantir o seu passeio sem transtorno. Confira aqui as medidas vigentes em nossos ônibus

E então? Pronto para colocar o pé na estrada pelo Rio Grande do Sul? Então monte o seu itinerário em nosso site ou aplicativo (Android e iOS) e boa viagem!