Não é só a capital Curitiba que é repleta de passeios imperdíveis. Londrina, no norte do Paraná, é uma cidade encantadora e merece ser visitada muitas vezes.
Vamos conhecê-la?
Onde fica Londrina?
Londrina fica no norte do Paraná, no Sul do Brasil, distante 381 km da capital Curitiba. Ela é considerada a segunda cidade mais populosa do Estado, com um pouco mais de 575 mil habitantes (IBGE, 2020).
A cidade é considerada um eixo importante que liga a região Sul ao Sudeste, sendo uma região bem desenvolvida em termos de economia, indústria e cultura.
(Imagem: Wikipedia)
Londrina foi fundada em 1934 e recebeu esse nome de ingleses que vieram à região em meados de 1925 e iniciaram o processo de colonização.
O nome surgiu por conta da névoa característica do lugar, que lembrava a neblina de Londres. Por isso, Londrina significa “pequena Londres” e é uma homenagem à capital da Inglaterra.
E por falar em névoa, vamos falar do clima da região?
Qual é o clima de Londrina?
Antes de viajar, é sempre importante conhecer a previsão do tempo em Londrina para escolher as roupas mais adequadas.
Bom, Londrina tem um clima subtropical úmido – e isso quer dizer um clima bem agradável, estações bem definidas, mas com chuvas distribuídas ao longo de todo o ano.
No verão, as temperaturas podem chegar a 35ºC e costuma ter aquelas chuvas típicas da estação, sendo que chove com muito mais frequência, mas que não compromete o calor da época.
Já o inverno costuma ser bem rigoroso; afinal, estamos falando do Sul do país. Em algumas regiões, podem ocorrer geadas com frequência e as temperaturas podem chegar a 1ºC e até menores. Portanto, leve um casaco bem quente!
Leia também: 10 motivos para conhecer a Chapada dos Veadeiros.
O que tem de interessante em Londrina?
Agora que conhecemos algumas características gerais e geográficas de Londrina, é hora de turistar!
Como dissemos na introdução deste artigo, a cidade é populosa e cheia de atividades econômicas e culturais. Sim, estamos falando de uma cidade grande e cheia de lugares para conhecer!
A seguir, falaremos sobre os principais pontos turísticos de Londrina:
Jardim Botânico de Londrina
(Foto: Reprodução / Blog Veneza)
O Jardim Botânico de Londrina é um verdadeiro cartão postal, perfeito para um passeio descontraído.
São mais de 1 milhão de metros quadrados de rios, nascentes e mata nativa. O local foi criado em 2006 e é considerado um santuário com centenas de espécies de animais e plantas – algumas delas ameaçadas de extinção.
Além disso, você também pode passear pelas trilhas ecológicas, pela pista de caminhada, conhecer a história do jardim através de recursos audiovisuais, entre outras atrações.
O Jardim Botânico de Londrina fica na Avenida dos Expedicionários, nº 1.999 e funciona de quarta a domingo, das 9h às 19h.
Museu Histórico de Londrina
(Foto: Reprodução / UEL)
Outro passeio imperdível é no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, que faz parte da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Inaugurado em 1970, o museu conta com três setores:
- Setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”: com um acervo de quase 50 mil fotografias, álbuns, filmes, discos e fitas produzidas a partir da década de 1920 e retrata o desenvolvimento de Londrina e da região como um todo.
- Setor de Objetos: abriga variadas coleções de objetos do povo londrinense e região, desde os tempos dos colonizadores.
- Setor de Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina”: acervo de documentos, mapas, periódicos, microfilmes e outras relíquias que contam a história de Londrina.
O museu também abriga exposições itinerantes. A entrada é gratuita e mais informações sobre o horário de funcionamento estão na página oficial do museu.
Catedral Metropolitana de Londrina
(Foto: Reprodução / Instituto de Desenvolvimento de Londrina)
Inaugurada em 1934 (e reinaugurada em 1972 após passar por reforma), a Catedral Metropolitana de Londrina é um templo dedicado ao Sagrado Coração de Jesus.
O interessante é que o templo, localizado no centro da cidade, tem o formato de um chalé e possui dois estilos de construção: o neogótico e uma parte modernista.
Em seu interior, a catedral abriga belíssimos vitrais e uma decoração mais simples, com destaque para a escultura representando a Santa Ceia no altar.
Lago Igapó
Ir a Londrina sem passar pelo Lago Igapó não tem graça. Na verdade, não é apenas um lago, mas três lagos com o mesmo nome que cortam a cidade de leste a oeste:
- Lago Igapó I: localizado perto da Prefeitura Municipal;
- Lago Igapó II: entre as avenidas Maringá e Higienópolis;
- Lago Igapó III: final da Avenida Maringá.
O passeio fica por conta das margens do lago, onde as pessoas podem praticar diferentes atividades, como caminhada, corrida, ciclismo etc. No próprio lago, também é possível praticar remo, ski, canoagem e caiaque.
Mas quem quiser, também pode apenas relaxar e curtir a bela paisagem, além de ter acesso a pontos comerciais e lindos jardins no entorno.
Autódromo Internacional Ayrton Senna
(Foto: Reprodução / Londrinatur)
Inaugurado em 1992, o autódromo recebeu o nome de Ayrton Senna em 1994, ano da morte do piloto brasileiro.
Vale a pena fazer uma visita ao circuito, que possui uma pista principal com mais de 3 mil metros de extensão e capacidade para receber 35 mil pessoas.
O local também abriga um kartódromo e o Estádio do Café – aliás, a partir do estádio, é possível ter uma vista linda de Londrina.
Parque Estadual Mata dos Godoy
(Foto: Divulgação IAP)
Se você quiser sair um pouco da agitação urbana de Londrina, vale muito a pena visitar o Parque Estadual Mata dos Godoy.
Ele fica no distrito de Espírito Santo, distante apenas 15 km do centro de Londrina – mais precisamente na Fazenda Santa Helena.
Trata-se de uma das últimas reservas de mata nativa do norte do Paraná, com mais de 675 hectares de floresta subtropical, sendo que apenas 10% dela está aberta à visitação. O restante é destinado à pesquisa ambiental.
Os visitantes podem conferir 200 espécies de árvores da Mata Atlântica, incluindo espécies raras, além de centenas de espécies de aves silvestres por entre as diferentes trilhas ecológicas e uma praça em forma de quiosque. É encantador!
As visitas ao parque devem ser agendadas no telefone (43) 3373-8700. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, e aos domingos e feriados das 13h30 às 17h.
Confira ainda: Dicas valiosas para aproveitar o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú.
Assistir o pôr do sol em diferentes pontos de Londrina
O pôr do sol em Londrina é um espetáculo à parte. Afinal, mesmo em uma cidade grande, a natureza é abundante, proporcionando uma paisagem única.
Existem vários pontos dentro da cidade para você assistir a esse espetáculo da natureza, após um dia de passeio. Vamos destacar dois deles.
O primeiro é o próprio Lago Igapó. Em qualquer ponto de um dos três lagos, você pode sentar e apreciar a paisagem linda que se forma no entardecer. Não tem erro!
(Foto: Reprodução / Mapio)
Já a segunda dica é ir ao 12º andar do Edifício Júlio Fuganti, que fica na Rua Souza Naves, nº 9.
Trata-se de um prédio comercial de acesso livre e lá no último andar você tem uma vista especial do centro da cidade – e o sol com tons dourados e alaranjados coroando a paisagem. Prepare a câmera fotográfica!
(Foto: Reprodução / Londrinando)
O comércio e os restaurantes de Londrina
Existem outras atrações turísticas em Londrina, como praças, parques e até um planetário. No entanto, caso queira aproveitar para fazer umas compras ou conhecer a gastronomia local, a cidade também tem diferentes opções.
Além do comércio ser movimentado, o destaque também fica por conta dos shoppings; por lá você encontra diferentes lojas de redes nacionais e internacionais, além de diversos restaurantes.
Aliás, você vai gostar do turismo gastronômico de Londrina. Existem opções para todos os gostos e bolsos. Além da alta gastronomia, experimente conhecer os bares e botecos tradicionais para se sentir um londrinense.
Ah, e dê uma passada no mercado municipal (Mercado Shangri-la) para conferir todos os quitutes e um dos melhores bolinhos de carne da região!
Como chegar a Londrina?
Partindo da capital Curitiba, siga pela PR-376 e, em seguida, pela PR-369. A distância é de cerca de 381 km.
Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, você pode pegar a PR-280 e no final da estrada, entrar à esquerda na SP-327 em direção a Ourinhos. De lá, basta pegar a PR-369 e seguir até Londrina. Nesse trajeto, você não passa por Curitiba.
Mas quer uma dica melhor ainda? Vá para Londrina de ônibus com a 4bus!
A 4bus é um aplicativo de compartilhamento de viagens de ônibus que conecta você a vários destinos turísticos. E o melhor: pagando bem menos do que as passagens convencionais e viajando com conforto e segurança.
Quer saber mais? No próximo post, nós explicamos em detalhes como o app 4bus funciona!